sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Município agiliza o recadastramento de sepulturas no Santa Izabel


Da Redação
Agência Belém
Publicado em 16/09/2010 às 12:06

Para agilizar e eficientizar o atendimento ao público que procura o Cemitério de Santa Isabel para a realização do recadastramento de sepulturas, a Secretaria Municipal de urbanismo (Seurb), através do departamento Administrativo de Necrópoles (DANE), informa que a partir desta quinta-feira, 16, somente receberão as senhas para atendimento aquelas pessoas que estiverem munidas de todos os documentos solicitados pelo órgão, como os originais e fotocópias do comprovante de residência, carteira de identidade e título de concessão.
A triagem, iniciada hoje, foi necessária pelo grande o número que pessoas que procuram a necrópole sem os documentos necessários. Coma nova medida, a Seurb também pôde aumentar de 100 para 110 o número de senhas distribuídas. O atendimento é feito das 8h às 12h30, por um quadro de 13 funcionários.
Do quantitativo, dois são responsáveis pela triagem e orientação e organização do público. Cinco servidores realizam o recadastro, sendo que desses, três efetuam atendimento exclusivo a idosos, um atua no atendimento de pessoas até 59 anos e o outro fica no atendimento preferencial de pessoas portadoras de deficiência, grávidas ou com idade muito elevada, acima de 85 anos. Seis servidores fazem pesquisa nos livros para emissão de documentos como a via de perpetuidade e 2º via da concessão.
O Santa Isabel possui cerca de 80 mil sepultados e o recadastramento tem como objetivo informatizar os dados que hoje ainda se encontram manuscritos em livros, como também de atualizar as informações cadastrais dos concessionários e de suas famílias. Internamente, o DANE trabalha na conscientização dos concessionários quanto à necessidade de manutenção nas sepulturas, visto que muitas estão em situação de abandono.
A primeira fase do recadastramento iniciou no último dia 1º e vai até o dia 17 de dezembro de 2010. A partir de 17 de janeiro de 2011 serão retomadas as atividades, fase esta que deve prosseguir até o dia 16 de dezembro. O recadastramento de sepulturas acontece também no Cemitério de São Jorge, na Marambaia, cujo atendimento ocorre pela manhã e tarde, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h, com distribuição de 100 senhas em cada turno.
 
Texto: Ascom Seurb
Edição: Comus

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PRIMEIRO DIA DE RECADASTRAMENTO

Primeiro dia de recadastramento nos cemitérios de Belém é tranquilo

Da Redação
Agência Belém
Publicado em 01/09/2010 às 16:44

Nesta quarta feira (1), o Departamento Administrativo de Necrópoles (Dane) deu início ao recadastramento e cadastramento das sepulturas nos cemitérios de Santa Izabel, no Guamá e São Jorge, na Marambaia.
O movimento no primeiro dia foi bastante tranquilo nas duas necrópoles. O cemitério de Santa Isabel realizou 54 atendimentos, desse quantitativo foram feitos 26 recadastramentos e 28 cadastros. Já no São Jorge, pela parte da manhã, foram realizados dez atendimentos e de tarde mais quatro.
Segundo os administradores Orlando Trindade e Adriana Fagundes, do Santa Isabel e São Jorge, respectivamente, grande parte das pessoas não estão apresentando os documentos exigidos pelas necrópoles. “Nós tivemos alguns problemas, pois muitas pessoas não têm o título de concessão original e apresentaram a cópia do documento, mas estamos aceitando apenas o documento original”, diz Orlando.
As pessoas que não possuíam o título de concessão ou que apresentaram a cópia foram encaminhadas para retirar a 2ª via do documento, que é feito na administração do Santa Izabel. Quem procurar o cemitério São Jorge sem o devido documento deverá informar na administração a data do primeiro falecimento para que seja feito uma busca nos dados da sepultura para que, depois, seja encaminhado ao Santa Izabel.
“Por hoje ser o primeiro dia a procura foi pequena, mas esperamos que nos próximos dias o movimento aumente. É importante que as pessoas venham fazer o recadastramento”, exaltou a administradora do São Jorge. 
Serviço: O cemitério de Santa Izabel fica localizado na av. José Bonifácio s/n. Bairro Guamá. Distribuição diária de 100 senhas, de 8h às 12h30.
Cemitério de São Jorge, localizado na rua da Mata s/n. Bairro Marambaia. Distribuição diária de 200 senhas, 100 no período da manhã, de 07h30 às 11h e 100 senhas à tarde, a partir das 14h até 16h.
Texto: Emily Becman
Edição: Comus