sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Município agiliza o recadastramento de sepulturas no Santa Izabel


Da Redação
Agência Belém
Publicado em 16/09/2010 às 12:06

Para agilizar e eficientizar o atendimento ao público que procura o Cemitério de Santa Isabel para a realização do recadastramento de sepulturas, a Secretaria Municipal de urbanismo (Seurb), através do departamento Administrativo de Necrópoles (DANE), informa que a partir desta quinta-feira, 16, somente receberão as senhas para atendimento aquelas pessoas que estiverem munidas de todos os documentos solicitados pelo órgão, como os originais e fotocópias do comprovante de residência, carteira de identidade e título de concessão.
A triagem, iniciada hoje, foi necessária pelo grande o número que pessoas que procuram a necrópole sem os documentos necessários. Coma nova medida, a Seurb também pôde aumentar de 100 para 110 o número de senhas distribuídas. O atendimento é feito das 8h às 12h30, por um quadro de 13 funcionários.
Do quantitativo, dois são responsáveis pela triagem e orientação e organização do público. Cinco servidores realizam o recadastro, sendo que desses, três efetuam atendimento exclusivo a idosos, um atua no atendimento de pessoas até 59 anos e o outro fica no atendimento preferencial de pessoas portadoras de deficiência, grávidas ou com idade muito elevada, acima de 85 anos. Seis servidores fazem pesquisa nos livros para emissão de documentos como a via de perpetuidade e 2º via da concessão.
O Santa Isabel possui cerca de 80 mil sepultados e o recadastramento tem como objetivo informatizar os dados que hoje ainda se encontram manuscritos em livros, como também de atualizar as informações cadastrais dos concessionários e de suas famílias. Internamente, o DANE trabalha na conscientização dos concessionários quanto à necessidade de manutenção nas sepulturas, visto que muitas estão em situação de abandono.
A primeira fase do recadastramento iniciou no último dia 1º e vai até o dia 17 de dezembro de 2010. A partir de 17 de janeiro de 2011 serão retomadas as atividades, fase esta que deve prosseguir até o dia 16 de dezembro. O recadastramento de sepulturas acontece também no Cemitério de São Jorge, na Marambaia, cujo atendimento ocorre pela manhã e tarde, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h, com distribuição de 100 senhas em cada turno.
 
Texto: Ascom Seurb
Edição: Comus

2 comentários:

  1. Gostarai de saber quais são os documentos e em caso do falecimento do proprietário se a viuva que é a inventariante pode fazer o recadastramento.
    obrigada
    Silvia

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  2. Boa tarde.

    Meu nome é João Carlos Cardoso, sou jornalista do Monitor Mercantil (no Rio de Janeiro) e mantenho "por fora", há cerca de 1 ano, o fotolog Toponímia Insulana (http://fotolog.terra.com.br/toponimiainsulana), com os nomes dos bairros e logradouros da Ilha do Governador, onde moro há 42 anos.

    Não tenho publicidade, nem banner, nem me interessa ter. Não faço do fotolog fonte de renda. É pura história pela história. Difusão da informação por difusão da informação.

    Talvez os Srs. não saibam, mas aqui na Ilha há uma rua com o nome do cabo Nelson Odyr da Silva Barros, herói do acidente de Cachimbo em 1967 e sepultado nessa necrópole desde então.

    Sobre sua biografia eu consegui muito pouca coisa, além de extrema dificuldade em achar sua foto, mesmo com bons contatos na Aeronáutica.

    Por isso, estou recorrendo aos senhores, se têm/teriam algum contato com a família (ou se pudessem repassar o meu).

    Dou os créditos e os agradecimentos, obviamente.
    Grato pela atenção.

    J.C.Cardoso
    http://www.facebook.com/joaocarlossilvacardoso
    http://lattes.cnpq.br/1039960681462124
    Telefax: (21) 3393-5726
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