terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conscientização contra o trabalho infantil


Administração do Santa Izabel reúne com zeladores

Da Redação
Agência Belém
Publicado em 24/08/2010 às 15:49

Alessandra Serrão
Alessandra Serrão
Alessandra Serrão
O encontro teve como objetivo orientar os zeladores do cemitério sobre o combate ao trabalho infantil
A administração do Cemitério de Santa Izabel reuniu representantes do Conselho Tutelar, da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e da Associação dos Zeladores, na manhã desta terça-feira (24), na necrópole. O encontro teve como objetivo orientar os zeladores do cemitério sobre o combate ao trabalho infantil.
Em parceria com o Conselho Tutelar, o Santa Izabel busca desenvolver um trabalho de conscientização junto aos zeladores sobre os riscos que os menores estão expostos ao trabalhar no cemitério, além do esclarecimento sobre a violação dos direitos da criança e do adolescente.
Segundo a conselheira tutelar, Cristina Fonseca, será feita uma fiscalização semanal nas necrópoles por representantes do Conselho. Os zeladores que continuarem trazendo menores para trabalhar no cemitério serão notificados e receberão um termo de advertência. Os que tiverem filhos cadastrados em projetos de assistência social como Bolsa Família, Bolsa Escola, entre outros, perderão o direito de administrarem os recursos recebidos, sendo delegado a outro familiar. Poderão também, ser desligados da Associação da qual fazem parte.
A conselheira orienta ainda para que esses pais procurem assistência familiar junto ao Conselho. Para a zeladora do Santa Izabel, Cristina Pantoja, a iniciativa da administração do cemitério em parceria com o Conselho Tutelar é positiva e espera que os zeladores possam cumprir o que foi acordado na reunião. “Os zeladores precisam entender que lugar de criança é na escola e não trabalhando”, diz.
Melhorias - A administração do Santa Izabel com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) para oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários promoveu melhorias no cemitério como a construção de um refeitório com copa equipada e local de descanso com ar condicionado e colchões. Além de oferecer o curso de formação profissional promovido pelo Centro de Especialização e Capacitação Profissional (Cecap) com o objetivo de fazer com que o atendimento, na necrópole seja mais humanizado.
Texto: Hellen Lobato - Ascom Seurb
Fotos: Alessandra Serrão
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário